Na data em que se comemora o Dia Nacional do Surdo-Mudo, a Prefeitura de Sumé e o Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA/UFCG) firmam parcerias para ampliar o atendimento na Escola Bílingue do Município às pessoas com deficiência auditiva.
Em reunião nesta quinta-feira (26) que teve a presença do vice-prefeito, Éden Duarte, da secretária de Educação, Betânia Macedo, e do diretor do CDSA, Marcos Bessa, foi discutida a possibilidade, via Consórcio intermunicipal de Saúde do Cariri (Cisco), da Escola Bilíngue também receber alunos surdos-mudos dos municípios que integram o Consórcio.
O município de Sumé já está contactando todas as cidades da região para enviarem à Escola Bilíngue as pessoas com deficiência auditiva. Segundo o vice-prefeito, Éden Duarte, as parcerias mantidas entre a Prefeitura de Sumé e a UFCG visam principalmente consolidar o Campus Universitário com as atividades de extensão para Sumé e toda a região do Cariri.
A secretária Betânia afirmou que a Escola Bilíngue, única no Estado, já está pronta para receber os alunos das demais cidades da região. A Escola foi inaugurada em abril de 2012 e funciona no bairro do Mandacarú. A Unidade é destina a crianças, jovens e adultos, atende as etapas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental regular e da modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA da Educação Básica.
A comunidade brasileira comemora o Dia Nacional do Surdo no dia 26 de setembro, esta data é celebrada devido à inauguração da primeira Escola para surdos no país, em 1857, que tinha o nome de Instituto nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). No mundo, a data é comemorada no dia 30 de setembro. O mês de setembro também é denominado “Setembro Azul”, mês em que acontecem várias mobilizações no país em defesa da comunidade surda.
Cariri Ligado
Nenhum comentário:
Postar um comentário