quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Ciço de Luzia: Evaldo Costa participa de palestra em Parari

Image 
 
Na tarde deste sábado (21) jovens vindos das cidades de Serra Branca (Escola Estadual Senador José Gaudêncio), Taperoá (Escola Estadual Melquíades Vilar), Santo André e Cabaceiras se juntaram aos alunos da  cidade de Parari (escola Estadual Jairo Aires Caluête), para assistir a palestra do escritor Efigênio Moura, autor do livro “Ciço de Luzia”, obra que está no vestibular da UEPB.  O evento foi articulado pela aluna de letras da UEPB Flavia Farias e organizado pelo Cuca – Centro Cultural do Cariri, que tem o jornalista Evaldo Costa como presidente de honra e um incentivador da cultura da Paraíba.  

Evaldo, que é natural de Parari, falou para os alunos da importância do estudo e do papel que a escola tem na formação dos jovens para assumir os espaços na sociedade. O jornalista lembrou das dificuldades que se tinha para estudar em sua época e destacou os avanços na educação da Paraíba, especialmente no seu município, com a escola Estadual Jairo Aires Caluête recém inaugurada pelo governador Ricardo Coutinho.

Alunos de Parari fizeram apresentações em vídeo e mostraram as técnicas de filmagem aprendidas no curso de áudio visual realizado pelo Cuca. No vídeo  os meninos e meninas fizeram uma dramatização baseada na obra “CIÇO DE LUZIA”  usando como cenário o casario de Parari, as paisagens e reproduziram com fidelidade a linguagem das personagens criadas pelo escritor.

A obra Ciço de Luzia - Efigênio Moura, conta a estória da paixão de Ciço Romão por Luzia. Ciço é trabalhador da Fazenda Macaxeira e nutre um amor possível pela filha do patrão. A ficção se dá nos anos 70 e se ambienta no Cariri paraibano, especificamente em Monteiro, Zabelê e Camalau. Os diálogos são quase todos no ‘matutês’, reproduzindo uma característica de alguns nativos do Cariri e Sertão paraibano.
 
O CUCA fica na cidade de Parari e é parceira do escritor Efigenio Moura, que recentemente lançou seu terceiro livro, “SANTANA DO GONGO” obra que leva a marca da Instituição de Evaldo Costa. Efigênio é também autor de “Eita Gota”, seu primeiro livro.


Cariri Ligado

Nenhum comentário:

Postar um comentário