Na tarde deste sábado (21) jovens vindos das cidades de Serra Branca (Escola Estadual Senador José Gaudêncio), Taperoá (Escola Estadual Melquíades Vilar), Santo André e Cabaceiras se juntaram aos alunos da cidade de Parari (escola Estadual Jairo Aires Caluête), para assistir a palestra do escritor Efigênio Moura, autor do livro “Ciço de Luzia”, obra que está no vestibular da UEPB. O evento foi articulado pela aluna de letras da UEPB Flavia Farias e organizado pelo Cuca – Centro Cultural do Cariri, que tem o jornalista Evaldo Costa como presidente de honra e um incentivador da cultura da Paraíba.
Evaldo, que é natural de Parari, falou para os alunos da importância do estudo e do papel que a escola tem na formação dos jovens para assumir os espaços na sociedade. O jornalista lembrou das dificuldades que se tinha para estudar em sua época e destacou os avanços na educação da Paraíba, especialmente no seu município, com a escola Estadual Jairo Aires Caluête recém inaugurada pelo governador Ricardo Coutinho.
Alunos de Parari fizeram apresentações em vídeo e mostraram as técnicas de filmagem aprendidas no curso de áudio visual realizado pelo Cuca. No vídeo os meninos e meninas fizeram uma dramatização baseada na obra “CIÇO DE LUZIA” usando como cenário o casario de Parari, as paisagens e reproduziram com fidelidade a linguagem das personagens criadas pelo escritor.
A obra Ciço de Luzia - Efigênio Moura, conta a estória da paixão de Ciço Romão por Luzia. Ciço é trabalhador da Fazenda Macaxeira e nutre um amor possível pela filha do patrão. A ficção se dá nos anos 70 e se ambienta no Cariri paraibano, especificamente em Monteiro, Zabelê e Camalau. Os diálogos são quase todos no ‘matutês’, reproduzindo uma característica de alguns nativos do Cariri e Sertão paraibano.
O CUCA fica na cidade de Parari e é parceira do escritor Efigenio Moura, que recentemente lançou seu terceiro livro, “SANTANA DO GONGO” obra que leva a marca da Instituição de Evaldo Costa. Efigênio é também autor de “Eita Gota”, seu primeiro livro.
Cariri Ligado
Nenhum comentário:
Postar um comentário